Momentos Poéticos

Momentos Poéticos

domingo, 28 de março de 2010

PARABÉNS AO POETA CRUZENSE - ZECA MUNIZ (26/03)







O QUE VOU SER QUANDO CRESCER

Um dia me perguntaram
E eu não soube responder
A pergunta perguntava
O que você vai ser quando crescer?
Que pergunta mais difícil
Que acharam pra me fazer!

Não encontrei a resposta
Mas prossegui meu caminho
Escorregava, caía
Mas nunca estive sozinho
E sempre busquei seu colo
Quando estava em desalinho.

Sempre saí reforçado
De carinho e confiança
Sempre encontrei em você
Uma nova esperança
Você é o porto seguro
Da sua eterna criança.

Tenho respeitado a risca
Todos seus ensinamentos
Me orgulho de ter nas veias
Um pouco do seu talento
És um caule majestoso
E sou um, dos seus rebentos.

Tu és árvore sombria
De frutos especiais
Resistente a secas bravias
E a muitos temporais
Hoje teus frutos são arvores
Que te acolhem, e te dão paz

Eu sou teu fruto, meu velho!
E agradeço a você
E se hoje alguém perguntar
O que quero ser quando crescer?
Não quero nenhum diploma
Nem patente de juiz
Quero ser igualzinho a você
Meu grande "Zeca Muniz"

José Hortêncio da Silveira Albuquerque



Ao poeta Zeca Muniz

Zeca Muniz é poeta
Que tem talento e cultura
Uma excelente figura
Qual campeão ou atleta
Realizou sua meta
Com mais textos divulgado
Grande gênio consagrado
Que ficará na história
D’uma invejável memória
Por todos admirado.
______________________________
Confesso que foi surpresa
Conhecer este talento
Astro ao todo momento
Brilha com toda clareza
Quisera ter a arandeza
De rima, métrica e oração
Pr’a versar com a perfeição
D’um modesto agricultor
Que é poeta e trovador
E na rima campeão.
______________________________
Foi um simples lavrador
Sem estudo, sem formação
Nos causa admiração
Ser grande compositor
Sua forma, seu valor
Caiu na boca do povo
Seus trabalhos tem aprôvo
Concretizou metas e planos
Com quase noventa anos
Lançou um livro de novo.
___________________________
É poeta de auto-estima
Astro rei da poesia
Fonte de sabedoria
Tem um manancial de rima
D’ele ninguém se aproxima
Nem decresce seu valor
É digno e merecedor
De honra e homenagem
Que enobreça a rica imagem
D’um poeta agricultor.
____________________________
Respeito seus versos quente
Sua rima lapidada
Mesmo em idade avançada
Prova ser eficiente
Poeta bem competente
Que tem rica lucidez
É grande compositor
Seria capaz de compor
Um livro durante um mês.
__________________________
Outrora pobre não tinha
Acesso à Universidade
Quem tinha oportunidade
Freqüentava uma escolinha
Foi uma fase mesquinha
Um povo desinformado
Pobre era desprezado
Nenhum benefício havia
No meu tempo não se via
Filho de pobre formado.
________________________
Foi assim que aconteceu
Com o senhor Zeca Muniz
Mas hoje é homem feliz
Com o dom que Deus lhe deu
Lutou, batalhou , venceu
Ainda goza saúde
É exemplo p’ra juventude:
Seus espelhos nos convida
A darmos mais valor à vida
Mesmo na decrepitude.

_________________________
Quando o poeta desiste
De divulgar poesia
Desperta a melancolia
Num coração mudo e triste
Só o silêncio persiste
Para lhe roubar a calma
Emudece a voz da alma
Sem ter com quem expressar
Se ele não versejar
Acaba sofrendo trauma.

Autor:José Farias Menezes




Fotos Cris Menezes

Um comentário:

Elizabeth disse...

Bom trabalho, Cris. Agradecida, pela parte que me cabe.
A produção de vocês tá muito boa; parabéns à "dupla dinâmica"!
Um beijo.